Nowhere

Você está em: Home / Nowhere / Magia Oriental – Onmyojitsu

Magia Oriental – Onmyojitsu

29 de março de 2013 por Leishmaniose

Olá,

No capítulo 3 (a postagem anterior) aqui no Nowhere, eu tinha me referido a três possíveis temas a serem adotados nas próximas postagens. Ainda estou balançado por dois deles, principalmente o referente à apresentação do RPG pra jovem novata. Entretanto ainda há ajustes a serem feitos, que provavelmente acarretarão numa grande sequencia de postagens – e meu perfeccionismo apesar de tratado, ainda incomoda um pouco, pra que tudo saia “redondo”, como diz uma amiga minha. E foi tentando aparar essas arestas que comecei a fuçar no computador e encontrei um material “perdido” que fala de uma adaptação de Onmyojitsu para o Sistema Daemon…

Pra quem não me conhece, um pouquinho de história – mas serei breve pra não deixar o post longo. Eu comecei o RPG com AD&D, mas pra meados do final da década de 90 eu conheci o Sistema Daemon que tinha uns cenários muito interessantes, apesar do pavor que eu possuía ao sistema d100 deles – probabilidade me assustava no ensino médio. Se meus 2d6 leitores lembrarem do capítulo 3, citei uma época que entrei em várias listas de discussões. Uma destas listas foi a Lista-Arkanun, que tratava de materiais do cenário Trevas e Arkanun, da Editora Daemon. Um ou dois anos depois, o Del Debbio abriu um fórum – e o empolgado aqui foi o quinto a se cadastrar. E por ter uma compulsão de não deixar postagens sem respostas, eu comecei a responder todas as dúvidas que podia. Quando eu não sabia, compulsivamente eu anotava a dúvida e, após chegar em casa, consultava os livros pra responder as dúvidas. Foi questão de tempo de virar moderador no fórum e ter um certo renome na época. O que acabou me fazendo ter contato mais próximo com o pessoal da Editora e o Thiago Augusto me chamou pra ajudar no suplemento pra Anime RPG, o Japão Feudal. Eu então elaborei um material com o pouco de material de pesquisa disponível na época – a internet ainda não era o que era hoje em dia, nem meu inglês – e a abordagem utilizada por alguns mangás, principalmente Tokyo Babylon – o nome do livre era “ANIME RPG: Japão Feudal”, né. E como o Japão Feudal não saiu, é este material que trago pra vocês hoje. Não houve revisão de regras, nem de conteúdo porque o livro “flopou” antes da publicação. Mas deixemos de papo e vamos ao que interessa, a magia oriental do onmyoji.

onmy01

Onmyojitsu

A magia Onmyojitsu é a arte mística nascida dos estudos do Onmyodo. Também conhecida como magia do Yin e Yang, ela utiliza especificamente a energia da polaridade positiva e negativa, da dualidade das energias do mundo para a alteração da realidade, buscando um efeito desejado. O Onmyojitsu utiliza os cinco elementos orientais (fogo, água, terra, metal e madeira), juntamente com seus ciclos criativos e destrutivos. É através deles e do Yin e Yang existente nas coisas que eles manifestam sua energia, alterando a realidade. O praticante do Onmyojitsu é chamado de Onmyoji. Os Onmyojis do Japão reunem-se, em sua maioria, em um único grupo de tradição familiar e de estudos conhecidas como Onmyoryo, responsável também pela realização de diversos ofícios burocráticos, como a atualização de calendário e organização de festas mundanas ou religiosas. Abe-no-Seimei é conhecido como o Onmyoji mais poderoso da história do Japão, sendo tratado na cultura do Onmyodo como Merlin na cultura ocidental.

O Onmyoryo, apesar de ser uma única ordem era composto por diversas famílias, responsável por templos da ordem em determinadas regiões. O Onmyoryo transmite o estudo do Onmyodo aos candidatos, em grande parte membros das famílias que compunham tradicionalmente a ordem. Os candidatos a Onmyojis iniciam seu treinamento desde pequenos, para que no futuro os poderes e habilidades tenham alcançado um alto nível de aprendizagem, não somente baseado nos fundamentos de encantamentos, mas também no desenvolvimento espiritual necessária para controlar e canalizar o poder que possuem. Devido ao treinamento ser iniciado quando jovem, grande parte dos candidatos eram compostos por crianças das famílias da ordem, devido à dificuldade em se procurar alguém com potencial místico em uma idade tenra como a infância. Candidatos de outras famílias são bastante analisados antes de serem aceitos na ordem, principalmente em referência à sua espiritualidade.

 Devido à forte tradição espiritualista do Oriente, os Onmyojis não aprendem somente a realizarem feitiços, mas também a exorcizar espíritos e realizar projeções astrais. Grande parte dos poderes de um Onmyoji é vinculada ao mundo espiritual, chegando a se acreditar que eles utilizam-se de espíritos para realizarem seus efeitos. Os Onmyojis são treinados nas técnicas do Hadouken, do Mantra, do Ofuda e de Rituais:

 

  • Hadouken: Também conhecida como espontânea, é a magia baseada na manipulação direta da energia. São realizadas através de Mitsu-in, que são sinais ou gestos esotéricos executados. Somente através dos Mitsu-in um Onmyoji pode concentrar e canalizar sua energia. É de vital importância que a posição dos dedos, o tempo e sinais executados por eles estejam absolutamente corretos, ou péssimas conseqüências poderão acontecer.

 

  • Mantra: Também conhecido como Encanto, é uma magia baseada na série de palavras ditas corretamente e na ordem certa. As palavras de um encanto seguem um padrão definido: A palavra de ativação Aum (pronuncia-se Om), seguida de um mantra que definirá o propósito e ação da magia e um sufixo executante que pode variar de acordo com a natureza do comando. É a magia mais comum utilizada pelos Onmyoji, porém é de vital importância que a entonação e as palavras sejam pronunciadas de forma correta, ou péssimas conseqüências poderão acontecer;

 

  • Ofuda: Magia escrita, geralmente em uma tira de papel de seda com a tinta devida. É a segunda forma mais comum de magia entre os Onmyoji. Pode ser utilizado para infinitas utilidades e é a marca registrada de um Onmyoji. Apesar de ser preparado com antecedência, um Ofuda precisa de um selo de ativação, seja uma palavra simples enquanto o mago canaliza sua energia pro Ofuda ou até mesmo uma gota de seu sangue, geralmente tirada do polegar com uma mordida e passada na tira de papel. Ofudas são consumidos após terem seu efeito realizado;

 

  • Rituais: Magia baseada numa receita mística já existente, que utiliza ingredientes escolhidos de forma específica para o efeito realizado. Devido às fortes conseqüências do uso de uma magia Onmyojitsu grande parte dos rituais são realizados da mesma maneira pelos Onmyoji, sendo passado de tradições antigas e ensinamentos antigos.

                Além dessas técnicas, o Onmyoji aprende a manifestar o Shikigami, uma projeção astral de seu poder espiritual, similar em algumas propriedades a um Familiar dos magos ocidentais. O Shikigami costuma tomar a forma de um animal “fantasma” cuja aparência e natureza é compatível com a personalidade de seu mestre. O Shikigami o obedece e serve como seu mensageiro e elo, sendo olhos e ouvidos de um Onmyoji, além de uma conexão ao mundo espiritual. Um Shikigami também pode ser convertido em uma arma para realização de ataques. Também podem ser realizadas projeções do Shikigami através de um Ofuda e um Onmyoji bastante experiente pode transformar seu espírito em diversos Shikigami e controlá-los sem problema algum. Ataques realizados contra um Shikigami afetam seu dono também. Existem técnicas de Ofudas e de Rituais que protegem um território contra invasão de Shikigami, o que desgasta totalmente um Onmyoji invasor. Alguns Onmyoji muito poderosos aprendem a, por alguns momentos, controlarem o Shikigami de outro Onmyoji, o que costuma deixar o oponente numa situação difícil, já que se atacar seu próprio Shikigami irá causar dano nele.

As práticas de Onmyojitsu, especialmente as mais poderosas e complexas, mesmo se conjuradas corretamente, consomem muita força espiritual e física do praticante, e se usada alguma vezes sem cuidado ou sem o conhecimento necessário e capacidade, podem trazer conseqüências terríveis que terminam geralmente com a morte do Onmyoji. Todo e qualquer efeito realizado por um Onmyoji possui um efeito colateral que se volta contra o mago, mais cedo ou mais tarde, chamado Sakanagi. Onmyojis especialistas costumam aprender maneiras de evitar os efeitos Sakanagi, protegendo-se corretamente deles ou refletindo-os. Alguns Onmyojis menos escrupulosos costumam utilizar substitutos para receberem os efeitos pelos magos.

Regras para Daemon

Para se tornar um Onmyoji é necessário que o personagem pertença a uma das famílias que compõem o Onmyoryo. Personagens que não pertençam à Família geralmente são indicados por algum Onmyoji influente e o são feitos devido ao potencial espiritualista do personagem. É necessário que essa indicação seja feita quando criança, na faixa dos 5 aos 7 anos de idade e que o personagem possua algum aprimoramento espiritual (Sensitivo, Afinidade com almas, Enxergar Aura, etc. Aprimoramentos espirituais são apresentados no livro Spiritum). Há uma outra maneira de se tornar um Onmyoji, que é através de dedicação e estudo autodidata, mas é muito raro acontecer devido ao fato de haver pouco material disponível sobre a magia Onmyojitsu e de tais autodidatas acabarem não se protegendo dos efeitos Sakanagi devidamente, surgidos com mais freqüência pela imprecisão dos conhecimentos na técnica, e acabarem morrendo.

 Devido à cultura oriental do Onmyodo, os caminhos elementais da magia não são os mesmos. Os caminhos elementais do Japão são Fogo, Água, Metal, Madeira e Terra. O caminho Plantas não existe por estar inserido no elemento madeira. Os outros caminhos continuam os mesmos, alterando apenas a nomenclatura: Caminho Humanos é denominado Tamachii, o Caminho Animais é denominado Mono, o Caminho Spiritum é denominado Rei, o Ark-a-nun de Makai e o Metamagia de Chi. Além da alteração nos elementos, a cultura do Onmyodo enfatiza que existem os ciclos criativos e destrutivos nos elementos:

 

•             Criativo: Fogo produz Terra, Terra gera Metal, Metal retém Água, Água nutre Madeira, Madeira alimenta o Fogo.

 

•             Destrutivo: Madeira penetra a Terra, Terra absorve Água, Água apaga o Fogo, Fogo derrete o Metal, Metal corta a Madeira.

No Onmyodo não existem caminhos opostos, mas devido ao ciclo de Criação e Destruição, nos caminhos elementais, o caminho principal deverá ser o de maior focus, definindo o segundo de maior focus pelo ciclo Criativo e o de menor focus pelo ciclo Destrutivo. Caso haja algum outro caminho elemental sem nenhum ponto de Focus, não se poderá ter pontos de Focus no Caminho Destrutivo. Para um Onmyodo, é necessário que haja, no mínimo, um ponto de Focus também em Rei (Spiritum). Esse ponto de Focus demonstrará a espiritualidade existente no Onmyodo.

Para entender melhor como funciona a magia Onmyojitsu, é preciso que o Onmyoji possua no mínimo 10% de Perícia na perícia “Ciências Ocultas: Onmyojitsu” para cada 1 ponto de Focus no caminho principal.

As técnicas em regras não se diferenciam muito das existentes no Ocidente, todas elas consomem Pontos de Magia, de acordo com a magia realizada:

 

  • Hadoukens: São as magias espontâneas, realizadas somente com os caminhos onde houver pontos de focus. Não é possível realizar Hadoukens sem pontos de focus em um caminho. Para a realização de um Hadouken é essencial o domínio do Mitsu-in, os movimentos de concentração da energia mística. Para cada ponto de Focus da magia realizada, o Onmyoji recebe uma penalidade de -1 na iniciativa.

 

  • Mantras: São as magias ritualísticas feitas através de um canto. Ao contrário dos rituais tradicionais, onde se pode realizar qualquer ritual sem possui pontos de focus no caminho, no Mantra o mago recebe um bônus de +1 nos caminhos, inclusive naqueles em que não possui pontos de Focus, podendo lançar magias mais fortes e de caminhos que não possui focus espontâneo sem um prolongamento longo como os dos rituais. Para cada ponto de focus da magia realizada, o Onmyoji recebe uma penalidade de -2 na iniciativa durante o canto do Mantra.

 

  • Ofudas: São as magias ritualísticas realizadas através de uma tira de papel preparada antecipadamente. É preciso que haja um selo de ativação, estabelecido no momento em que se escreveu a magia na tira. Alguns magos utilizam alguma palavra, outros um pouco de seu sangue, tirado com uma mordida em seu polegar e passado ao longo da tira. Assim como o Mantra, o Ofuda permite que sejam lançadas magias de caminhos que o mago não possui pontos de focus, mas ainda limitado, se comparado ao ritual. O mago recebe um bônus de +2 nos caminhos, inclusive naqueles em que não possui pontos de focus. Para cada ponto de focus da magia realizada, o Onmyoji recebe uma penalidade de -3 na iniciativa durante a ativação do Ofuda. Caso o pergaminho seja escrito na hora, ele recebe uma penalidade de um turno por ponto de focus da magia, acrescido da penalidade na iniciativa no turno final de ativação.

 

  • Rituais: São as magias ritualísticas utilizadas com a combinação de diversos ingredientes conhecidos como fetiches ou chaves místicas. Um ritual possui uma seqüência de procedimentos a serem realizados, utilizando os ingredientes de uma forma ordenada. Cada ingrediente e procedimento devem ser utilizados na maneira descrita tradicionalmente, como uma receita de poção. A interrupção ou um único procedimento milimetricamente diferente pode acarretar em fortes Sakanagi, já que os rituais registrados já estão preparados para minimizar ou anular os efeitos Sakanagi. A vantagem do ritual é que podem ser feitos qualquer tipo de magia, mesmo que não tenha pontos de focus naquele caminho ou suficiente para a exigência da magia. Para cada ponto de focus da magia a ser executada no ritual, utiliza-se uma faixa de tempo de 10 minutos ou 10 turnos (à escolha do Mestre), o que torna a preparação muito prolongada e cansativa para se manter uma concentração.

Apesar de ser uma projeção do seu espírito, um Shikigami funciona como um Familiar do Onmyoji. O Shikigami é uma das técnicas mais complexas de Onmyoji, exigindo que haja um conhecimento sobre o Shikigami e suas variáveis pelo mago para que seus efeitos sejam realizados (Perícia “Ciências Ocultas: Shikigami”). Um Shikigami é manifestado após uma seqüência Mitsu-in, ou uma materialização através de um Ofuda. É preciso um turno completo para a materialização do Shikigami, além do custo de 1/3 dos pontos de magia e 1/3 dos pontos de vida do Onmyoji. Enquanto o Shikigami estiver materializado, o Onmyoji não poderá recuperar esses pontos.

O Shikigami possuirá como valor de atributos dos valores mentais do Personagem. Como o Shikigami é uma projeção do espírito do Onmyoji, até mesmo os atributos físicos serão similares aos atributos mentais do mago, assim como ocorre em viagens astrais:

 

  • A Força de Vontade do mago definirá a Força e a Constituição do Shikigami;
  • A Inteligência do mago definirá a Destreza do Shikigami;
  • A Percepção do mago definirá a Agilidade do Shikigami.
  • O número de Pontos de Vida do Shikigami será o 1/3 dos pontos de vida do Onmyoji utilizado durante sua criação, +1 por nível do Onmyoji.

O shikigami adquire geralmente uma forma de um animal, geralmente que represente o caráter e personalidade do seu mestre Onmyouji, ou seja, será diretamente proporcional ao Carisma. O Shikigami tem como valor de perícia os mesmos valores do Onmyoji, salientando que o valor de atributo a ser adicionado à perícia é o valor do Shikigami. Devido ao elo entre o Shikigami e o seu criador, o Onmyoji pode enxergar e ouvir através do Shikigami, além de ter acesso ao mundo espiritual, podendo atuar em bolsões espirituais, além de enxergar e ouvir manifestações espirituais. Devido a ser uma projeção astral, shikigamis podem se deslocar por lugares inóspitos para o Onmyoji, como lava ou através de névoas de miasma. Algumas magias utilizadas pelo Onmyoji podem criar uma área de proteção contra Shikigami e a resistência da invasão dependerá exatamente da magia utilizada.

 Um Onmyoji se desejar também pode criar diversos Shikigami em vez de somente um, a desvantagem é que os atributos e os pontos de vida serão divididos entre o número de Shikigamis, não podendo nenhum deles ficar menor que 1. Ou seja, se forem dois shikigami, cada um terá metade dos pontos de vida e de atributos que o shikigami único possuiria. Se forem três, será um terço e assim por diante. A única restrição é que o Onmyoji só poderá criar uma cópia para cada 10% na perícia “Ciências Ocultas: Shikigami”, acrescido de mais uma cópia por nível. Em sua forma animal ele só pode ser afetado por magias ou itens que afetem espíritos, a não ser quando estiver atacando alguém. No momento que ele ataca um corpo físico, ele se materializa na Terra, podendo ser afetado por itens físicos. Qualquer dano realizado contra um shikigami afeta também ao Onmyoji que o criou. Caso chegue a 0 pontos de vida o shikigami desaparece e o Onmyoji só poderá recriá-lo quando estiver com todos os seus pontos de vida recuperados. Por esse mesmo motivo, alguns Onmyoji poderosos buscam aprender como controlar o shikigami do oponente, originando um Shikigami Gaeshi, que atacará o seu criador. Como ataques contra um Shikigami causa dano no Onmyoji que o criou, o Onmyoji que tem o shikigami transformado em um gaeshi poderá apenas se defender dos ataques ou encontrar uma forma de quebrar a magia de controle de seu oponente ou deter o Gaeshi até que o efeito passe.

Como última medida durante um combate, o Shikigami pode se transformar em uma arma para o Onmyoji que o manipula. A forma da arma dependerá do gosto do Onmyoji, sendo necessário que ele possua uma perícia de combate para manuseio dessa arma. O dano que um Shikigami causa, seja na forma animal, seja na forma de arma será equivalente ao dano do poder Arma Espectral (poder visto no livro Spiritum):

Nível 1: dano 1d3;

Nível 2: dano 1d6;

Nível 3: dano 1d6+2;

Nível 4: dano 2d6;

Nível 5: dano 2d6+2;

Nível 6: dano 3d6;

Nível 7: dano 3d6+2;

Nível 8: dano 4d6;

Nível 9: dano 4d6+2;

Nível 10: dano 5d6;

E assim por diante.

O nível do poder do Shikigami de dano é calculado de 1 ponto para cada 10% de pontos de perícia, mais um ponto por nível. Devido ao Shikigami ser uma técnica avançada, um personagem iniciante não pode iniciar com mais de 30% na perícia “Ciências Ocultas: Shikigami”, devendo possuir sempre 10% a mais na perícia “Ciências Ocultas: Onmyojitsu”. Alguns dos poderes espectrais apresentados no Livro Spiritum podem ser realizados por Shikigamis (como Asas Astrais, Mudança de Formas, Possessão), mas é necessário um alto conhecimento (50% no mínimo na perícia “Ciências Ocultas: Shikigami”, mais 5% por efeito extra, além de um custo em PV e PM para cada feito) e aprovação do Mestre para tal.

 A Sakanagi manifesta-se de acordo com o focus utilizado pela magia do Onmyoji. Para evitar efeitos Sakanagi, um Onmyoji deve passar num teste comum de Força de Vontade acrescido de 5% por nível, menos 10% por ponto de focus da magia utilizada. Os Efeitos Sakanagi podem ser variáveis de acordo com a diferença de porcentagem entre o valor da Força de Vontade e o resultado nos dados:

 

•             Até uma diferença de 10%, uma deformação física (vide netbook Deformações pra ter uma melhor idéia de deformações mágicas) ou 1d3 de dano;

•             Até uma diferença entre 11% e 30%, duas deformações físicas ou 1d6 de dano;

•             Até uma diferença entre 31% e 55%, uma enfermidade leve (gripe, uma semana de cama) e 1d10 de dano ou três deformações físicas;

•             Até uma diferença entre 56% e 85%, uma enfermidade séria como Tuberculose ou Dengue e 2d6 de dano;

•             Até uma diferença entre 86% e 100%, um teste de Constituição: Sucesso, uma enfermidade como Câncer ou Lepra; Falha, morte.

Algumas magias de proteção chamadas Imi ou Guardiãs realizadas antes de se lançar a magia desejada conseguem justamente anular o efeito Sakanagi, mantendo o equilíbrio na polaridade durante a realização do efeito. Alguns Onmyojis costumam utilizar um ritual de nome Kage-nie, onde os efeitos de uma Sakanagi acabam sendo transferidos pra um alvo escolhido caso não haja sucesso no teste. É um tipo de magia combatida pelo Onmyoryo, mas lançada principalmente por Onmyojis expulsos da ordem e alguns membros de uma das famílias do Onmyoryo, mesmo que secretamente. Embora sejam difíceis, há rituais de purificação como o Misogi que retira os efeitos de uma Sakanagi. Somente Onmyojis muito poderosos sabem realizar esse ritual.

O post ficou imenso. O.o Bem, melhor encerrar sem muitas delongas a postagem – dedos coçando pra fazer considerações, mas deixa pra próxima. Na próxima ou trago um dos temas citados no capítulo 3 (a postagem anterior), uma adaptação do Onmyojitsu pra outro sistema ou o material que foi publicado na revista Dragon Slayer de shinigamis de Bleach pra BESM d20.

Bonanças.

Atenciosamente,

Leishmaniose

Arquivado em: Nowhere, RPG Marcados com as tags: Daemon, Magia, Onmyojitsu, RPG

Arquivos

  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • agosto 2013
  • julho 2013
  • maio 2013
  • abril 2013
  • março 2013
  • fevereiro 2013
  • janeiro 2013

Tags

3d&t 3D&T Alpha AD&D Aegis Project Arton avatar Blood & Honor D&D D&D 3.X D&D 4.0 D&D 5.0 d20 Daemon Design de RPG DK 20 dk20 Dobra dobrador Dungeon World Elfos FATE GURPS Licença Aberta Maniosices Marvel Super Heroes Monsters & Magic OGL Old Dragon Red Box Redbox RPG RPG indie RPG mainstream Sandu Shotgun Diaries Sistema Storyteller storytelling Teoria do RPG Tormenta trevas TRPG Tsuchi Monogatari Vale da Névoa WotC

Copyright © 2021 · Lifestyle Pro Theme em Genesis Framework · WordPress · Login