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Projeto Meliny

15 de março de 2013 por Leishmaniose

Projeto Meliny

Olá,

Gostaria de pedir desculpas aos 2d6 leitores desta coluna pelo imenso hiato que a coluna teve, os afazeres dos últimos tempos consumiram meu tempo tão vertiginosamente que quando eu conseguia respirar já tinha passado do prazo acordado de publicação – que seriam nas sextas. Quem acompanhou as duas postagens anteriores deve ter percebido que meu estilo tradicional envolve análises de sistemas e cenários, entretanto esta postagem aqui terá outra finalidade, que é o de divulgação do Projeto Meliny.

Em meados de 2001 eu consegui minha primeira bolsa técnica na universidade: monitor de um laboratório de informática. O trabalho era simples, de dar suporte aos professores que usariam a sala e aos alunos que podiam acessar a internet nos horários sem aula. Em compensação, eu tinha um computador próprio com acesso à internet no qual eu passava boa parte do tempo. Devido às atividades eu não podia entrar em algum jogo, portanto mergulhei no mundo nético. Na época não havia nem Orkut e o boom era ficar em chat do UOL o que não me apetecia – fóruns estavam engatinhando ainda. Então, eu descobri as listas de discussão de RPG’s e adentrei em várias. Uma delas, talvez a mais movimentada era a Lista-Tormenta, uma lista de discussão do cenário de Arton que buscava produzir material pro cenário por parte dos fãs, os famosos “RC’s”. A dinâmica era simples, você escrevia o material e disponibilizava na lista, que recebia críticas e considerações dos demais membros. Quando seu material estivesse bem lapidado, você poderia enviar pra votação. Um grupo seleto avaliava se o material estava bom ou não e aprovava ou reprovava o material. Se fosse aprovado, seria publicado no site da Lista – e alguns materiais acabaram sendo publicados como oficiais do cenário algum tempo depois. Como um bom membro da Lista com tempo livre, eu entrei nesta vibe. E na elaboração de um dos meus RC’s, eu descobri que o Mago D’Zilla tinha escrito um RC sobre o assunto anteriormente e eu não pretendia passar por cima do material dele, então eu o procurei para tentar fazer uma fusão dos RC’s, já que o dele não tinha ido pra votação. Mas o Mago estava sumido havia um tempo e eu sai entrando em várias listas que ele frequentava para procurá-lo. Acabei encontrando-o, mas devido à essa busca me deparei com Meliny, da lista under_arton.

Inicialmente um projeto de um continente novo do mundo de Arton, os materiais foram trabalhados na Lista Tormenta, até que, por estar tomando ares mais independentes, sugeriu-se que criassem uma lista própria. E assim nasceu a under_arton, que tratava de desenvolver esse continente, até que pouco depois viu-se que ele tinha potencial de ser um mundo próprio, um cenário de fantasia desvinculado do cenário que o originou, podendo sair dos paradigmas que o mesmo impunha. Na lista under_arton eu conheci o grupo nético do qual eu faço parte, os Inominattus. Com quem me envolvi em vários outros projetos, pbem’s e com quem convivo há mais de dez anos, isso sem ter conhecido nenhum deles pessoalmente – pretendemos resolver isso no World RPG Fest deste ano. Então, Meliny acabou migrando da Lista do Yahoo pro Multiply e com o fim do mesmo o Armageddon (Marlon Teske, um dos autores do cenário) decidiu reviver o projeto no fórum da Jambô. E é o post que o Marlon fez para o fórum que eu transcrevo abaixo:

Meliny

 A ideia deste tópico é resgatar os textos antigos deste cenário de desenvolvimento coletivo e seguir em frente com Meliny, salvo engano, o mais antigo cenário voltado para 3D&T conhecido, exceto, pelo próprio Tormenta.

 Quem sabe consigo alguém interessado em colaborar com ele, ou, melhor ainda, alguns jogadores ativos pra não deixar o mundo acabar? 😀

 O Projeto Meliny

 Meliny surgiu em 2001, eu a conheci em 2004 e creio que posso dizer que ela encontrou seu fim em meados de 2007. Após isto, arrastou-se ainda por mais alguns anos, até a data atual, quando enfim sobraram tão poucos de nós por detrás dos teclados que posso considerar o trabalho como feito, ainda que não concluído, ou na melhor das hipóteses, prestes a renascer.

 Originalmente, o mundo de Meliny seria apenas um segundo continente para Arton, o cenário de Tormenta (atualmente publicado pela Jambô Editora). Sua criação se deu na já extinta 3D&T Underground, sendo comentada, ainda, na também praticamente extinta Lista Tormenta, de onde migraram boa parte de seus idealizadores originais. Estes, empolgados com a possibilidade de desenvolverem muita coisa, lotaram as duas primeiras listas com assuntos que acabaram sendo considerados Off-Topic (pois Meliny, à priori, não era exatamente Arton, e nem só ligada a 3D&T).

 Criou-se então uma lista de discussão própria, a Under_Arton], na Yahoo Grupos. Esta foi a principal morada de Meliny até os confins de 2004, o ano em que migramos (aqui eu já fazia parte do grupo) para o Multiply. Foi ainda no Yahoo que surgiram quero crer os principais motivos para que Meliny tenha alcançado a autonomia quanto cenário, e que também tenha durado tantos anos: os PBEM’s da Saga do Demônio Interior mestrada pelo Capitão (hoje Doutor) Hardman e a bem mais modesta Saga de Deanor, narrada por mim. Ambos os jogos também migraram para o Multiply, mas foram decisivos para manter o interesse nos reinos e histórias de Meliny por mais alguns anos.

 Porém, a força de Meliny também era sua fraqueza. Os autores gostavam demais do cenário, ao ponto de discutirem (e discutirem feio) sobre aspectos gerais do mundo, ou sobre alguns detalhes que apesar de serem a menina dos olhos de uns, eram no mínimo questionados por outros. E estes questionamentos acabavam volta e meia em discussões acaloradas, que inevitavelmente minavam tanto com a vontade de escrever para o lugar quanto geravam um eterno retrocesso e retrabalho de artigos antigos. Era um eterno “Reescrever a Origem de Meliny”.

 Como comentei antes, os PBEM’s no entanto continuavam seguindo em frente, então no fim das contas todos continuávamos criando. Isto começou a mudar com o fim da Saga do Demônio Interior em 2006, deixando apenas Deanor como sendo a âncora in game final de ligação dos autores com o cenário. Assim, desde então, quando Deanor passa por um período de especial lentidão (a maior de todas vivida atualmente, com mais de um ano sem novidades), toda Meliny pára de girar.

 No final de 2012, o próprio Multiply ameaçou colocar fim em seu serviço de hospedagem de páginas e grupos, o que ameaçou também tudo o que já tínhamos construído.

 Por estes motivos, resolvi compilar tudo o que criamos aos poucos aqui no fórum, revisando (de novo) os textos numa versão Ultimate, a última discutida por todos os autores para descobrir o quão longe já chegamos, e o quanto falta para completarmos de vez a criação deste cenário que demandou tanto tempo e esforço por parte de todos os envolvidos. Quem sabe alguma coisa de bom sai daqui?

 Eu espero realmente que sim.

http://www.jamboeditora.com.br/forum/viewtopic.php?t=7106

O H (Armageddon) está transcrevendo o material no tópico do link acima, reunindo todo o material feito em mais de dez anos de existência, após muitas discussões e lapidações – algumas excessivamente calorosas na época. A ideia é publicar o danado em pdf, nos moldes do “Brigada Ligeira Estelar” ou o próprio “Tormenta” (O H é um dos que trabalham oficialmente com a linha 3D&T na Jambô Editora, inclusive sendo co-autor do O Manual do Aventureiro e entrado como revisor no Módulo Básico Revisado do 3D&T e está na equipe que está trabalhando o Tormenta 3D&T). Mas por mais que o material tenha mais de 10 anos de elaboração, ele ainda está aberto a colaborações e ainda há coisas a serem feitas, por isso o H transpôs o projeto pro fórum da Jambô e eu estou aqui fazendo o jabá de um projeto ao qual estou atrelado desde o tempo que eu era realmente ativo na comunidade nética RPGista.

Por fim, agora que eu aprendi a agendar aqui no WordPress, pretendo pegar os tempos livres que tiver, lapidar algo e já postar agendado, com o post saindo no site na sexta. 😀 Além das análises, eu estou com três temas basicamente pra puxar: um falando sobre minha campanha de Reinos de Ferro no qual estou apresentando o RPG a uma guria que não conhecia o jogo, com ideias e como fazer para sobreviver a esse tipo de situação sem espantar a pessoa; uma criação de cenário de RPG meio que no estilo passo a passo; uma criação de fóruns de RPG, com direito a sistema e passo a passo dos procedimentos que a gente desenvolveu após anos de experiência. Se tiverem alguma ideia, caros 2d6 leitores, ou tema a ser discutido ou analisado, estou aberto a sugestões. Não prometo acatar todas, mas farei o meu melhor.

Bonanças.

Atenciosamente,

Leishmaniose

Arquivado em: Jogos, Nowhere, RPG Marcados com as tags: Inominattus, Projeto Meliny, RPG

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