Nowhere

Você está em: Home / Jogos / Tio20

Tio20

18 de julho de 2014 por Leishmaniose

Olá,

Sexta-feira passada tivemos outro hiato devido ao tradicional corre-corre da adultescência, mas nesta semana eu me preparei. A vida adulta não triunfará sob o Nowhere. O plano é bem simples. Eu estou escrevendo esta postagem aos poucos ao longo da semana e como ele será “curto” acredito que até sexta ele já esteja pronto – pelo menos este é o meu plano original e se vocês estão lendo isto é porque deu certo. Sonho com o dia que eu seja tão organizado quanto a Panzer, minha colega de labuta, a ponto de cumprir com todas minhas responsabilidades adultas e sobrar um tempo planejado pros momentos de ócio criativo – que utilizo todos em RPG, mas a palavra-chave nesse sonho é “planejamento”, já que sou muito de “improviso” e “calor do momento” (o que é problemático para alguém indeciso, maaasss não tocaremos nesse assunto agora). Dando continuidade ao capítulo, falarei hoje sobre a Empório Fantástico – sei lá, vai que alguém de Natal, fora o Tio, realmente lê minhas postagens e não está sabendo do local – e sobre o Tio20 – que era pra ter saído um tempo atrás, mas o Tio consegue ser mais metódico que eu, então saiu no final da semana passada.

Primeiramente, foi anunciada a abertura de uma loja especializada em jogos de RPG, Tabuleiro (Boardgame) e Cartas (Cardgame) aqui em Natal, a Empório Fantástico. Com sua página no Facebook, ela já vem trabalhando a divulgação da loja e outros temas relacionados aos produtos de sua loja antes mesmo de abrir, procurando movimentar o público e preparando-os para quando a loja estiver aberta. A repercussão até o momento tem sido positiva e isso é bom. Eu particularmente espero que tal repercussão continue positiva, mas isso dependerá da organização da loja e da adesão dos próprios jogadores de Natal – o Nowhere fará o acompanhamento das cenas dos próximos capítulos sempre que for possível. A loja abrirá no CCAB Sul, possuindo uma localização acessível, já que boa parte dos ônibus da cidade tem acesso próximo. A página do Facebook encontra-se no link: https://www.facebook.com/emporiofantastico E o Twitter está no link: https://twitter.com/LojaEF Páginas como a dos Cavaleiros das Noites Insones e a do Perdidos no Play também têm acompanhado as movimentações da Empório, dando notícias sobre o local e suas novidades – a Perdidos no Play, inclusive, inseriu em seu podcast um trecho falando sobre a loja. Para habitantes da Grande Natal e regiões próximas, é super-recomendado acompanhar as novidades da Empório no Facebook e no Twitter, enquanto aguardamos a abertura da mesma.

Tio2001

Quem acompanha o Nowhere já deve ter ouvido bastante eu mencionar o Tio, que é oficialmente um dos 2d8 leitores da coluna. O Tio Lipe, vulgo Fellipe Melo ou Fellipe “Cavaleiros” em outras áreas da net, é um dos mestres e jogadores do SANDU, o meu grupo de RPG. O SANDU teve origem em meados de 2006, com um grupo de pessoas que tinham tempo livre para se encontrar nas tardes de sábado para jogar no Lagoa Center – na época que a Reinos, antiga loja de RPG da cidade se localizava no pequeno shopping permitindo que os jogadores se reunissem lá para jogatinas. Desde então o SANDU tem passado por várias formações, no melhor estilo X-Men, com alguns membros entrando, saindo, fazendo participações especiais ou até mesmo retornando após hiatos longos – a foto representativa do grupo é a do X-Men Evolution, inclusive. O Tio é um destes membros, só tendo se afastado em épocas obscuras em que a vida acadêmica, trabalhista ou pessoal apertou tanto, mas tanto que ele teve que atender ao chamado da Adultessência para cumprir com tal responsabilidade – claro que todos nós entendemos isso, mas tal situação é citada porque tem membro que nem em situações assim sai do grupo, inclusive um dos membros, o BloodWolf, só se afastou recentemente, após quase 8 anos de participação porque se mudou de cidade, assim como Hanoi fez há uns dois ou três anos atrás (e mudanças da família de cidade é algo cuja Cd não é tão fácil assim de superar).

Há uma forte peculiaridade no SANDU que é algo que gosto bastante: o uso de coisas mais alternativas. Mesmo quando se mantém em um sistema mecânico mainstream, a pegada sempre acaba sendo mais alternativa – tanto que poucas vezes se usa o sistema sem adaptações. Credito isso à origem do grupo, que de certa forma, em época de D&D 3.X e Storyteller, nasceu jogando BESM d20 – que é o livro que, curiosamente, quase todo mundo da formação original possui. Os únicos sistemas que acabaram sendo utilizados na íntegra foram os indies, principalmente devido a Joka e Shake – mestres e jogadores de RPG do grupo –, como “Little Fears”, “Achtung! Cthulhu”, “Marvel Super Heroes”, “Monters & Magic”, “Savage World”, “Espírito do Século”, “Rastro de Cthulhu”, “Aegis Project”, “Numenera”, “Fall Out”, entre outros alternativos. No campo mainstream tivemos jogos em “AD&D”, “D&D 3.5”, “Mutantes & Malfeitores”, “BESM d20”, “D&D 4.0”, “Tormenta RPG”, “Saga d20”, “GURPS”, “Daemon”, “Storyteller”, “Storytelling” e “3D&T” – sim, 3D&T no Brasil é mainstream e o choro é livre pra quem não considera o sistema um sistema bom. Mas, como citado anteriormente, 90% era com alterações de regras, principalmente quando o jogo estava em minhas mãos ou nas mãos do Tio.

Tio2002

Tais alterações eram claros sinais de insatisfações com o sistema a ponto de realizar alterações, mesmo que fosse um ou dois elementos como raças e/ou classes, para tentar emular o que desejávamos em jogo. E não foi surpresa que os dois acabassem correndo para o o campo da OGL, eu com o DK 20 e o Tio, um pouco depois, com o que veio a se tornar Tio 20. Claro que não foi algo simples e direto assim. No meu caso eu venho desde 2006 criando hacks de Daemon, passando para a OGL após o advento do BESM e do M&M, pra só então com o influências do FATE, D&D 4.0, TRPG e Dungeon World, eu chegar aquele material que eu pseudo-apresentei na temporada passada – sim, ainda estou devendo o pdf, maaaasss é que o monstrinho ainda não acha suficiente, mesmo eu tendo um material vasto devido ao Lugar Nenhum (retomo o assunto em outro capítulo, tenho que criar vergonha na cara e começar a falar do Lugar Nenhum). O Tio foi por outro caminho, com hacks de BESM, Storyteller/Storytelling, FATE, Sistemas d6, pra então, por influência do Numenera e do DK (pra minha surpresa), surgir o Tio 20 – o Tio disse que se o DK tivesse mais variações de CD, seria o sistema ideal pra ele, na época, e foi isso que o fez ir atrás de montar o sistema perfeito pra ele. O divertido é que um elemento do Tio 20 depois foi inserido no DK, que seria o Nível de Desafio que engloba NPC’s e Monstros, simplificando a vida do Mestre – antes tinha-se que fazer a ficha dos NPC’s e dos monstros, agora não é mais preciso.

Só que o Tio, mesmo sendo engenheiro e trabalhando feito condenado em uma cidade de filme de Faroeste onde passa os dias de semana, sempre foi mais organizado, e corajoso, que eu. Ele organizou dois playtestes em mesa, um com uma pegada mais anime (One Piece) e outro com uma pegada mais gamer (Final Fantasy), e após alguns meses de experimento conseguiu finalizar o básico do sistema, lançando-o em pdf – eu tentei fazer isso uma vez com o DK 20, mas acabei retomando aos experimentos em fórum. Então, quem possuir interesse de dar uma olhada e até de testar, o link da postagem falando do sistema e liberando-o na net, encontra-se aqui: http://paporpg.blogspot.com.br/2014/07/playtest-oficial-do-tio20-rpg.html E caso vocês testem o sistema, por favor, passem um feedback pro Tio, pra que ele possa fazer os ajustes – adiantando que o sistema tem um foco mais Anime/Pulp/Game, então não esperem algo que permita simulacionismo realista, cômico ou de horror.

Tio2003

O Tio pretende fazer alguns ajustes finais e acredito que, como apontado por Hanoi e por Joka, o próximo passo é encontrar um cenário para o Sistema – já que nenhum de nós acredita mais em sistema genérico pra tudo. 😛 No meu caso, eu já tenho um cenário, que seria o Alunos cujo material inicial se encontra na página da Daemon Editora como suplemento do sistema. Os hacks que eu venho criando desde então, que resultaram no DK, sempre foram pra emular jogos em escolas, mesmo escolas fantásticas – só tendo duas variações, que foi a de um jogo de zumbi pro fórum do SANDU e uma que foi para um fórum pequeno, o Stardust. O próprio Lugar Nenhum não foge do advento de Alunos, sendo encarado facilmente como um suplemento do material – mesmo que tenha uma proposta própria e regras completas. Mas, como falei, o assunto sobre o Lugar Nenhum é para outra postagem, quando, talvez, eu tiver coragem suficiente para superar o, como diz Shake, “medo de palco” – pr’ocês terem uma ideia, o meu medo me faz achar que é melhor eu reeditar o Alunos nas regras do DK que apresentar de cara o Lugar Nenhum, e o pior é que o monstrinho perfeccionista, que já falei dele nos capítulos anteriores, aprova tal ideia MESMO sabendo que a Adultessência não me dá tanto tempo livre assim.

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

Arquivado em: Jogos, Nowhere, RPG Marcados com as tags: BESM d20, D&D, d20, Design de RPG, dk20, Empório Fantástico, FATE, M&M, Natal, OGL, Sandu, Tio20

Comentários

  1. Tio Lipe diz

    18 de julho de 2014 em 20:53

    Olá!
    Cara, esta foi uma postagem da história de vida do Sandu.
    Vlw pela propaganda sir. Sua dívida está quase paga. XD

    Até and Bye…

Arquivos

  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • agosto 2013
  • julho 2013
  • maio 2013
  • abril 2013
  • março 2013
  • fevereiro 2013
  • janeiro 2013

Tags

3d&t 3D&T Alpha AD&D Aegis Project Arton avatar Blood & Honor D&D D&D 3.X D&D 4.0 D&D 5.0 d20 Daemon Design de RPG DK 20 dk20 Dobra dobrador Dungeon World Elfos FATE GURPS Licença Aberta Maniosices Marvel Super Heroes Monsters & Magic OGL Old Dragon Red Box Redbox RPG RPG indie RPG mainstream Sandu Shotgun Diaries Sistema Storyteller storytelling Teoria do RPG Tormenta trevas TRPG Tsuchi Monogatari Vale da Névoa WotC

Copyright © 2021 · Lifestyle Pro Theme em Genesis Framework · WordPress · Login