Nowhere

Você está em: Home / Nowhere / Volume Dois

Volume Dois

23 de maio de 2014 por Leishmaniose

Olá,

E tem início o volume dois do Nowhere. Ano passado foram publicadas 23 postagens, o que em uma série de televisão grande fecha uma temporada. 😛 Confesso que quando a Bonatto realizou o convite pra escrever periodicamente achei que ocorreria o que aconteceu em vários outros lugares, d’eu postar uma ou duas vezes e acabar me perdendo em meio à insegurança e outras ocupações a ponto de acabar desistindo – sim, ainda conseguirei me desculpar principalmente com o Marlon, do Inominattus e depois RPGista, e com o Franciolli, do Forja e agora Ordo Veritatis. Quem não sabe, eu sou tímido e tenho o que um amigo meu, Shake, chama de “medo de palco”, então o simples fato de saber que estou escrevendo pra muitas pessoas me faz travar. Como o Toca tinha um ar de algo mais light, eu achei que só leria minhas insanidades pessoas mais próximas, no máximo, 2d6 pessoas. Tanto que quando o Hutt contou o número de acessos de uma postagem minha, bateu aquele vazio desesperador no estômago e eu vi uma cratera do inferno abrir-se no chão e me dragar. Foi a inércia que me auxiliou a prosseguir em frente – além de um truque do d20, aumento da categoria de dano, me condicionei apenas a achar que de 2d6 passou pra 2d8. 😛 E aqui estamos, iniciando o Volume Dois. Por isso, muito obrigado, meus 2d8 leitores.

Bem, muita coisa aconteceu entre o fim do Volume Um e o início do Volume Dois. Bastante coisa e fazendo uma listagem mental percebi que não conseguiria abordar tudo em uma única postagem, então decidi “seguir o ritmo”. Falarei dos acontecimentos recentes, trarei materiais e viajarei nas teorias do RPG como fiz anteriormente, e, em meio a tudo isso, abordarei as coisas do passado que forem pertinentes – pra vocês verem como a era da informação tem uma velocidade insana, acontecimentos de quatro meses atrás ser considerado passado distante, quando há alguns anos atrás a gente demorava o mesmo tanto de tempo pra saber sobre algo que estava acontecendo na comunidade RPGista…

Por fim, uma alteração também será realizada. No volume anterior eu me sentia preso quando começava uma série de postagens, como a do Vale da Névoa, por exemplo. Tal sentimento ocorria porque eu queria muito falar sobre outros assuntos – o mundo é tão vasto, existem tantas outras coisas de RPG a se explorar e tão pouco tempo… –, só que queria continuar postando os materiais. O resultado foram postagens imensas que tentavam abraçar o mundo com as pernas e não conseguia, deixando tudo com aquele ar de incompleto, de faltando algo, causando frustração e este sentimento ruim, bem no estilo “Pitchiwawa! Olha que coisa fuderosa este material aqui, preciso falar sobre! Mas… Mas… Preciso continua a postagem da série pra não deixá-la inacabada…”. Para evitar a repetição desse problema, falei com a Bonatto e eu estou autorizado a publicar “Curtas” em outro dia da semana. 😀 Toda sexta-feira teremos a postagem tradicional do Nowhere com minhas viagens “Leishmind”, como meus amigos do SANDU chamam, e, ocasionalmente, postagens especiais em algum outro dia da semana com materiais em série – e acho que vai rolar umas séries fixas por causa de uns projetos em que estou metido, mas vamos falar disso mais a longo prazo. Isso controla minha ansiedade de “tenho de falar sobre X” e permite que eu continue postando materiais, agradando meu lado grego e meu lado troiano – e acredito que facilite pra alguns também, porque quem quer material não tem que ler minhas maniosices e quem quer ler maniosices não precisa suportar quilos de materiais “chatos”.

Voltando à nossa programação normal, gostaria de anunciar que foi aberta a Redbox Store no Rio de Janeiro. A loja física da Editora Redbox possui uma boa diversidade de materiais para pessoas como nós, desde os tradicionais materiais de RPG a alguns livros de literatura, passando pelo cardgame e pelo boardgame. Ela se localiza na Avenida 13 de maio, nº 33 – loja 406. Aqui o link para a página do Facebook: https://www.facebook.com/redboxstore?fref=ts Aproveitando pra avisar que o Felipe PEP vai mestrar sábado uma mesa de Blood & Honor, às 11h da manhã, pros seis sortudos que estiverem na loja. 🙂 Quem não conhece o Blood & Honor é um excelente RPG narrativista, do John Wicks, e a experiência de jogo é fantástica. Super recomendo.

volumeii01

Ainda no tema de lojas físicas também gostaria de falar da abertura do Terra Magic, uma loja de RPG que abriu em meados de março em São Paulo, com o grande Jaime Daniel como gerente do lugar. A diversidade de materiais na loja também é boa, com os tradicionais RPG’s, Cardgames, Boardgames e “otras cositas más”, além de ter um bom espaço para jogos. Aqui o link da página do Face: https://www.facebook.com/pages/Terra-Magic/658082584257318?fref=ts E neste Sábado vai estar rolando um bate-papo com o criador do Cidadão (In)Comum, um livro lançado em 2012, que por ter tido uma excelente repercussão tornou-se uma marca e está avançando em novas mídias como o quadrinho, animação e até mesmo um jogo. Fica como dica para quem estiver em Sampa no sábado – a Terra Magic fica como dica pra quem estiver em Sampa em qualquer época.

E, por fim, a grande movimentação da semana está sendo em torno do anúncio do D&D 5ª Ed, que já tem data de lançamento e muitos materiais já estão em pré-venda em sites como o da Amazon. Após a forte repercussão negativa sobre a 4ª edição por parte dos fãs mais antigos de D&D, a WotC tentou uma abordagem mais aproximada do seu público, realizando um playtest aberto da próxima edição, chamando-a de D&D Next – o termo 5ª edição foi anunciado esta semana. Durante o playtest muitas mecânicas foram testadas, ajustadas e a WotC recebeu bastante feedback do seu público, aumentando as esperanças de alguns fãs mais antigos de ter algo menos próximo do modelo da 4ª edição – que, por sua vez, tinha como foco aproximar um pouco dos jogos eletrônicos para atrair novos públicos. O playtest foi encerrado em outubro de 2013 e desde então tem se aguardado pelo anúncio que veio esta semana. Além dos tradicionais “Livro do Jogador”, “Guia do Mestre” e “Manual dos Monstros”, também será lançado um “Kit Introdutório” e uma campanha no cenário de Forgotten Realms, “Tyranny of Dragon”, dividida em duas aventuras “Hoard of the Dragon Queen” e “The Rise of Tiamat” – que será lançada junto com o “D&D Adventurers League”, que é um modelo de parceria com lojas de RPG para realização de atividades e eventos ligados ao D&D.

volumeii03

Como d20 fanboy, eu confesso que estou ansioso pela 5ª Ed. Algo que foi trabalhado bastante no playtest é que uma edição não se trata de uma evolução ou melhoria de uma edição anterior, mas um set de regras mais antenado com o zeitgest da época – por isso a 4ª teve aquela mecânica de poderes mais próximas dos jogos eletrônicos, o AD&D teve uma grande quantidade de lore, e o 3.X teve aquela quantidade absurda de regras e mecânicas, todos vinculados ao espírito da sua época. Só que por saber que ainda assim há o apelo comercial, fica aquele frio na barriga… Muito provavelmente a 5ª Ed vai se aproximar de alguma edição anterior, ou terá uma camada que lembre aquela edição enquanto disfarça as novas mecânicas para que os fãs não percebam. E justamente este aproximar é o sonho e o pesadelo dos fãs de D&D: todos sonham que se aproxime de sua edição favorita, todos temem que se aproxime de sua edição odiada. Por exemplo, eu. Meu sonho é que mantenha as mecânicas enxutas como na 4ª Ed, com um set de habilidades de personagens e material descritivo da 2ª Ed. Só que meu pesadelo é que ocorra uma aproximação com a 3ª Ed – pelo menos com a 3.X básica ou o Pathfinder, se eles aproximarem-se de OGL’s como o Saga ou o 13th Age eu fico muito mais tranquilo. Então, há muita ansiedade sobre o assunto na comunidade e este é o tema do momento na maioria das postagens.

E creio que seja isto, peço desculpas porque ainda estou meio enferrujado após tanto tempo sem postar – lado bom é que deu pra produzir um cado de material que poderá ser utilizado, após alguns ajustes, aqui no Nowhere mesmo. Nos próximos capítulos retomaremos o ritmo tradicional, andei rascunhando umas insanidades e iniciando alguns projetos, principalmente voltados para o Storytelling: o primeiro é um hack sci-fi de Changeling, em que são alienígenas que realizam as abduções e as pessoas voltam modificadas geneticamentes, encontrando clones em seus lugares – a ideia surgiu porque o tema do Encontro de RPG deste ano em Campina Grande foi Sci-fi e eu queria porque queria mestrar Changeling; e o segundo é um hack tentando unificar os seres sobrenaturais num set único de regras e em um cenário único, sim, no novo mundo das trevas é possível jogar equilibradamente com as diferentes criaturas, mas o mestre tem que se desdobrar em dois para administrar as regras particulares de cada criatura e articular as peculiaridades de cada cenário – a ideia do hack surgiu com o netbook Cidade Obscura, um hack de Apocalypse World, para seres sobrenaturais, que me fez pensar em como seria uma unificação de regras e cenário do nWoD, além de ver as acrobacias realizadas pelo meu amigo Shake que está mestrando uma mesa de Hellboy usando todos os livros do nWoD.Vamos ver no que dá. 😀 Fiquem com o anúncio do jogo do PEP:

volumeii02

Bonanças.

Atenciosamente,
Leishmaniose

Arquivado em: Nowhere, RPG Marcados com as tags: D&D, d20, Leishmind, Maniosices, Nowhere, Redbox, RPG, Terra Magic

Comentários

  1. Tio Lipe diz

    26 de maio de 2014 em 20:24

    Olá!
    Já estava na hora de retornar ao mundo dos blogeiros de RPG meu amigo. De fato, muita coisa aconteceu nesses meses de recesso, mas com certeza vc fará jus ao tempo perdido com boas postagens. Quanto ao D&D 5ed, quero mais ver o resultado depois da balburdia passar. XD

    Até and Bye…

    • Leishmaniose diz

      26 de maio de 2014 em 21:34

      Olá. Tentarei fazer jus, tio. Estou até pensando em fazer a minha resenha do Tio20 em algum dos posts. HAUHUAHAUHAUHAAAHUAHUAHAUHAUA! Mas quanto ao D&D 5.0, se sair em pdf, acho que vou adquirir, aí talvez role umas jogatinas. Nem que seja no rodízio. Bonanças.

Arquivos

  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • agosto 2013
  • julho 2013
  • maio 2013
  • abril 2013
  • março 2013
  • fevereiro 2013
  • janeiro 2013

Tags

3d&t 3D&T Alpha AD&D Aegis Project Arton avatar Blood & Honor D&D D&D 3.X D&D 4.0 D&D 5.0 d20 Daemon Design de RPG DK 20 dk20 Dobra dobrador Dungeon World Elfos FATE GURPS Licença Aberta Maniosices Marvel Super Heroes Monsters & Magic OGL Old Dragon Red Box Redbox RPG RPG indie RPG mainstream Sandu Shotgun Diaries Sistema Storyteller storytelling Teoria do RPG Tormenta trevas TRPG Tsuchi Monogatari Vale da Névoa WotC

Copyright © 2021 · Lifestyle Pro Theme em Genesis Framework · WordPress · Login